Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)

Fernanda Mendes Ferreira, Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Google Acadêmico, anais do ENPEC e a tese de Teixeira (2008). A análise dos resumos, com apoio do software Iramuteq, possibilitou identificar duas temáticas principais no corpus textual: a) aspectos e perspectivas de avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas; b) concepções e práticas avaliativas de professores e/ou licenciandos na Licenciatura. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimoramento na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas em relação aos aspectos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens.


Palavras-chave


Avaliação das aprendizagens; Formação de Professores; Ciências Biológicas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr