Uma proposta de ensino inclusivo de Química a partir das atividades lúdicas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar o uso das atividades lúdicas na Educação Inclusiva no âmbito do TDAH. Para isso, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma proposta didática com atividades lúdicas a partir dos três níveis de conhecimentos químicos para alunos com TDAH para o ensino de efeito estufa. A transição nestes níveis se torna um impasse para os alunos que não conseguem visualizar o conhecimento como um todo, mas em fragmentos desconectados. Especialmente alunos com TDAH pela dificuldade que apresentam em se concentrar e resolver problemas em sala de aula, muitas vezes ficando “atrasados” em relação aos demais. Assim, essa pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo que a primeira etapa é caracterizada como exploratória e bibliográfica. A análise dos dados consistiu em uma síntese integradora. A partir da revisão da literatura verificou-se que as possibilidades do uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH compreendem a importância das regras como forma de estimular a atenção voluntária e ainda as regras, feedbacks e desafios com colaboração ou competição no estímulo a interação social. Em relação aos desafios do uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH destaca-se o baixo número de trabalho com propostas efetivas para este contexto. Ainda, no contexto do Ensino de Ciências não foram encontrados trabalhos. Em relação ao produto educacional propôs-se para o nível macro um jogo das 7 pistas, para o nível simbólico um vídeo interativo e para o nível molecular uma atividade lúdica utilizando massa de modelar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16385
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.