Uma trajetória de aprendizagem de conceitos introdutórios de química orgânica por meio da resolução de problemas

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Jeferson Ferreti Ribas, Natany Dayani de Souza Assai, Daniella Jeniffer Almeida Pinheiro

Resumo


Neste artigo são apresentados resultados de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) elaborada e desenvolvida para o ensino de conceitos introdutórios da Química Orgânica. A THA, composta por três situações-problemas, foi desenvolvida em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública. Os dados analisados, provenientes de notas de campo, transcrições das gravações das aulas e materiais produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da THA, foram analisados à luz dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Inicialmente foram analisadas as respostas dos estudantes para os três problemas propostos e, na sequência, as aproximações entre a trajetória elaborada e a trajetória real desenvolvida em sala de aula. Para a primeira etapa, verificou-se que os estudantes do Ensino Médio possuíam noções prévias referentes às situações propostas. No que diz respeito à segunda etapa, verificou-se que os objetivos de aprendizagem foram atingidos, evidenciados pela aproximação das situações presentes na trajetória real e o caminho indicado pela THA planejada. Argumenta-se que as atividades elaboradas sob os pressupostos da Resolução de Problemas favoreceram a participação ativa dos estudantes na condução das trajetórias. Diante disso, ressalta-se a importância da THA como atividade potencial para o professor planejar, executar e replanejar a sua aula, destacando-a como uma ferramenta de planejamento para o docente prever uma situação hipotética de forma detalhada relacionada aos seus objetivos de ensino.


Palavras-chave


Trajetória de Aprendizagem; Cadeias Carbônicas; Química; Resolução de Problemas

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v5n2.14920

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr