Uma trajetória de aprendizagem de conceitos introdutórios de química orgânica por meio da resolução de problemas
Resumo
Neste artigo são apresentados resultados de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) elaborada e desenvolvida para o ensino de conceitos introdutórios da Química Orgânica. A THA, composta por três situações-problemas, foi desenvolvida em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública. Os dados analisados, provenientes de notas de campo, transcrições das gravações das aulas e materiais produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da THA, foram analisados à luz dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Inicialmente foram analisadas as respostas dos estudantes para os três problemas propostos e, na sequência, as aproximações entre a trajetória elaborada e a trajetória real desenvolvida em sala de aula. Para a primeira etapa, verificou-se que os estudantes do Ensino Médio possuíam noções prévias referentes às situações propostas. No que diz respeito à segunda etapa, verificou-se que os objetivos de aprendizagem foram atingidos, evidenciados pela aproximação das situações presentes na trajetória real e o caminho indicado pela THA planejada. Argumenta-se que as atividades elaboradas sob os pressupostos da Resolução de Problemas favoreceram a participação ativa dos estudantes na condução das trajetórias. Diante disso, ressalta-se a importância da THA como atividade potencial para o professor planejar, executar e replanejar a sua aula, destacando-a como uma ferramenta de planejamento para o docente prever uma situação hipotética de forma detalhada relacionada aos seus objetivos de ensino.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v5n2.14920
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.