Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas

Melina Nymann dos Santos, Andriele dos Santos, Catia Balbinot, Maria Andréia Maciel Nerling

Resumo


No decorrer deste estudo se faz referência a pontos relevantes do uso de tecnologias no meio educacional, iniciando com um resgate desse tema desde a década de 70 até a atualidade, enfatizando o seu uso no contexto pandêmico de Coronavírus, que provocou mudanças no ambiente escolar em todo o país e no mundo. Se faz referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que prescrevem sobre a aplicação dos recursos tecnológicos nas escolas. Diante disso, foi desenvolvido e aplicado um questionário para professores de diferentes áreas do conhecimento e dos estados do Brasil, com o intuito de averiguar a respeito do uso das tecnologias no ambiente escolar, bem como as dificuldades encontradas, suas vantagens e desvantagens, além de apontar aspectos relevantes que possam auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem.


Palavras-chave


Uso de Tecnologias; Ambiente Escolar; Pandemia - CoronaVírus

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v5n2.14034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr