Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração

Letícia dos Santos Fogaça, Marco Antonio Moreira, María Concesa Caballero Sahelices

Resumo


Este artigo apresenta um excerto de uma investigação de Doutorado em Educação, linha Ensino de Ciências e Matemática, que está em andamento e aborda o detalhamento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, elaborada com o intuito de oportunizar a aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos, no contexto de um curso de Administração. Os participantes desta pesquisa, foram 21 estudantes, todos matriculados na disciplina de Matemática I, ofertada no primeiro semestre do curso, em uma universidade privada, localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo. Os registros elaborados pelos discentes, foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel (1963) e da Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud (1990). Eles forneceram indícios de que os estudantes que mais demonstraram avanços no domínio do campo conceitual das equações, foram os mesmos para os quais a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa se mostrou mais exitosa, ou seja, o êxito da Unidade de Ensino esteve intimamente ligado ao avanço do domínio do campo conceitual em questão. Em consequência disso, a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa promoveu diferentes níveis de êxito na turma alvo do estudo. Além disso, verificou-se que a intersecção entre as duas áreas de conhecimento (Matemática e Administração), se mostrou como uma provável fragilidade, por parte dos estudantes.

 


Palavras-chave


Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Matemática e Administração; Campos Conceituais; Aprendizagem Significativa; Equações e gráficos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v5n1.13914

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr