Desafios à intuição: Quatro problemas de probabilidades condicionadas
Resumo
Na sociedade moderna, recorremos frequentemente a conceitos da Teoria das Probabilidade para a interpretação de informação probabilística ou para a tomada de decisão em situações de incerteza, pelo que as competências probabilísticas se tornaram indispensáveis para uma cidadania plena. A estreita ligação entre muitos problemas de probabilidades com fenómenos familiares impele a soluções sustentadas apenas pelo senso comum e intuição, mas muitos destes problemas escondem raciocínios complexos que conduzem a soluções contra-intuitivas. Como é amplamente descrito na literatura, os conceitos de probabilidades que mais equívocos provocam são os de probabilidade condicionada e probabilidade conjunta, verificando-se que estes equívocos são transversais aos diversos graus de ensino e que sem tratamento específico dificilmente serão ultrapassados. Tendo como ponto de partida as principais dificuldades apresentadas pelos alunos, aquando do estudo de probabilidades condicionadas, apresentamos um plano de aula com quatro problemas que usamos na nossa prática lectiva e que consideramos indispensáveis para desafiar o raciocínio probabilístico dos alunos. Para cada problema, identificamos o equívoco mais comum e propomos uma abordagem explicativa desse equívoco e do raciocínio correcto.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v5n1.13116
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