Atividades práticas no ensino de ciências: uma possível proposta interpretativa

Carlos Eduardo Bittencourt Stange, Marco Antonio Moreira, Jesús Ángel Meneses Villagrá

Resumo


Este trabalho é decorrente de parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha. Trata-se de um estudo exploratório, cujas reflexões propostas objetivam contribuir com a formação de professores de Ciências no Ensino Fundamental – séries finais e professores das áreas das Ciências Exatas e Naturais no Ensino Médio, no Sistema de Ensino Brasileiro.  Apresenta-se, a partir dessas reflexões, uma possível proposta interpretativa sobre atividades práticas, em função das suas características, dos papéis dos professores (planejadores e mediadores) e dos alunos (realizadores), devido à elevação de grau em relação à abstração e complexidades em suas realizações.


Palavras-chave


Atividades Práticas; Ensino de Ciências; Planejamento de Ensino

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DOI: 10.3895/etr.v4n2.12937

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