Linguagem verbal e não verbal: avaliação dos conhecimentos sobre o ambiente em turma do sexto ano do Ensino Fundamental
Resumo
A Educação Ambiental problematiza a relação histórica e muitas vezes conflitantes entre o homem e a natureza que o cerca. O presente estudo envolveu 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) da Universidade Federal Fluminense que estavam estudando o módulo Meio Ambiente na disciplina de Ciências. Nosso objetivo foi analisar a interpretação desses alunos sobre o tema “crise ambiental”, utilizando oito charges e oito tipos de emojis para avaliar seu pensamento crítico e sua sensibilização em relação ao tema proposto. As tarefas foram realizadas em quatro etapas: discussão sobre poluição e desmatamento; apresentação das oito charges; aplicar o questionário didático com os emojis; escolha de uma das oito charges para elaboração uma frase e um novo desenho. Classificamos desenhos e frases entre linguagem verbal ou não verbal, bem como através dos conceitos de relais ou de ancoragem. Na maioria dos desenhos realizados, foi necessário utilizar o conceito de ancoragem para entendê-los, ou seja, foi necessário considerar as frases elaboradas para interpretar as ilustrações feitas. Foi possível observar que os alunos expressavam com maior frequência o sentimento de preocupação, linguagem verbal e consciência em relação ao tema abordado. A maioria dos alunos expressou pensamento crítico e consciência sobre a crise ambiental que estamos enfrentando ao reportar desmatamento, poluição e queimadas, associando estes a perguntas sobre “O que será o futuro?”, expressando questões sentimentais através do desenho de figuras humanas e do planeta Terra com expressões tristes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v5n1.12274
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.