Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências

Moises Marques Prsybyciem, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Awdry Feisser Miquelin, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Rejane Fernandes da Silva Vier

Resumo


Este artigo tem o objetivo de analisar as percepções de um grupo de doutorandos de um programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal brasileira sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo de comunicação WhatsApp na educação/ensino de Ciências. A metodologia utilizada tem abordagem quantitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados/construídos, junto a vinte doutorandos, a partir da aplicação de um questionário online e analisados segundo as noções da análise de conteúdo. Os principais resultados apontam como possibilidades pedagógicas a utilização do WhatsApp como ambiente tecnológico para promoção de um ensino híbrido nas Ciências, permitindo o envio e compartilhamento de atividades/conteúdos, criação de grupos, comunicação instantânea entre professores/estudantes, criação de redes de interação, motivação e espaço para acompanhamento de atividades. Esses resultados contribuem para estimular o desenvolvimento de novos trabalhos, explorando, assim o ensino híbrido por meio da mídia e rede social WhatsApp nas Ciências para além da sala de aula, pois essa relação ainda é pouco explorada por pesquisadores.


Palavras-chave


WhatsApp; Ensino híbrido; Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC; Ensino - Ciências

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v5n1.11622

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr