Experimentação Pedagógica de um jogo de Tabuleiro no Auxílio ao Ensino de Contabilidade de Custos
Resumo
O ensino de contabilidade é composto de técnicas de repasse de conhecimento focadas na evidenciação das leis em função da movimentação contábil das organizações. Sabendo disto, boa parte avanço do ensino se dá pela transmissão de experiência do docente contabilista e do aluno frente às exigências do mercado de trabalho. Há outros métodos de ensino de contabilidade tais como: aula expositiva, estudo de caso, seminários, discussão e debate. Este artigo pretende evidenciar o uso de uma abordagem inovadora de ensino, o ensino com auxílio de um jogo de tabuleiro, como forma de fixação do conteúdo no ensino de contabilidade de custos em auxílio aos métodos tradicionais. Para comprovar a hipótese de que este método tende a promover maior engajamento dos alunos e auxilia no ensino de contabilidade de custos. Para isso, foi realizado um estudo de caso em um grupo de 87 alunos graduandos em Contabilidade. A metodologia utilizada para a pesquisa foi o questionário aplicada antes e depois da experimentação. Assim, a validação está representada na análise dos dados que reforçam a eficácia do jogo de tabuleiro como estratégia de auxílio ao ensino de contabilidade de custos. Desta forma é possível concluir que por meio dos questionários houve evolução no auxílio ao ensino da disciplina de contabilidade de custos por meio do jogo de tabuleiro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v4n2.10329
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.