Cultura da celebridade, fã-clubes e redes sociais: mediações que movimentam a indústria da cultura pop sul-coreana
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno Hallyu, ou onda coreana, em especial a sua conexão com as mídias sociais e fã-clubes dos artistas musicais do gênero K-pop. Para tanto, foi feita uma abordagem da indústria musical atual da Coreia do Sul por meio da apresentação do contexto histórico que elevou o país ao patamar de grande exportador de entretenimento. Para o desenvolvimento da pesquisa, os fã-clubes foram analisados como objetos de comunicação que influenciam diretamente as plataformas midiáticas e que são capazes até de moldar os rumos da indústria de acordo com seus interesses. O resultado é fruto da observação das atividades online em mídias sociais e dos conceitos de análise da comunicação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rde.v10n16.9206
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.