"Geleia geral brasileira": a formulação da ideia de identidade nacional através do Movimento Tropicalista

Ana Paula Nogueira, Patrícia Marcondes de Barros

Resumo


O presente artigo tem como intuito abordar a questão da identidade nacional no contexto da repressão militar de 1964, numa perspectiva cultural. Tomamos o Tropicalismo como mote para a referida discussão devido ao caráter inovador de suas proposições que se deu em diferentes áreas artísticas e ganhou visibilidade na música, através dos festivais exibidos pela TV, em fins da década de 1960. Criticado por alas conservadoras da direita e esquerda política que viam no movimento um “ataque imperialista” à cultura brasileira, o Tropicalismo, através da experiência estética, propôs novas formas de resistência à ditadura militar. Através de pesquisa exploratória de cunho qualitativo, postularemos inicialmente as diferentes manifestações artísticas que influenciaram o ideário tropicalista e, em seguida, suas propostas em relação à formulação da identidade nacional brasileira. Inspiradas na “geleia geral brasileira”, termo utilizado por Décio Pignatari, que virou canção tropicalista de Gilberto Gil e Torquato Neto, apresentamos discussões sobre um Brasil vivendo o limiar de sua modernidade através da arte no sentido político e estético.


Palavras-chave


Tropicalismo; Nacionalidade Brasileira; Ditadura Militar.

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DOI: 10.3895/rde.v9n14.8630

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