Entre o Ecocine e o curta-metragem: amor e cuidado em A casa de pequenos cubos

André Aparecido Medeiros, Marcos Henrique Camargo

Resumo


O curta-metragem constitui excelente opção para inúmeros realizadores. A apresentação mais concisa das personagens e da narrativa não impossibilita a transmissão de sentimentos e valores. A pesquisa se voltará para o amor e o cuidado, enquanto sentimentos e valores de preservação, com a compreensão de Leonardo Boff e para o Ecocine, concordando com considerações de Raquel Cabral. São discutidas particularidades de um curta-metragem e a abordagem de sentimentos e valores em narrativas. É analisado o curta A casa de pequenos cubos (Kunio Katô, 2008), observando a presença do amor e do cuidado, posicionando-o como cinema ecologista. Entende-se que amor e cuidado são temáticas universais que favoreceram o desenrolar da narrativa, contribuindo para torná-la um exemplo de Ecocine, agregando sentimentos e valores relacionados, incluindo os ecológicos.

Palavras-chave


amor; cuidado; curta-metragem; Ecocine; meio ambiente.

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DOI: 10.3895/rde.v8n12.5087

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