O Boi-bumbá de Parintins entre Frankfurt e Birmingham: cultura, folclore e comunicação

Yasmin Ribeiro Gatto Cardoso, Murilo César Soares

Resumo


O artigo discute as relações entre a cultura popular e a indústria cultura, à luz de duas teorias da comunicação: a Teoria Critica da Escola de Frankfurt e os Estudos Culturais.   Para isso, realiza uma análise do Festival Folclórico de Parintins (AM) – Boi-bumbá Garantido e Caprichoso, inferindo que a manifestação não é apenas resultado da Indústria Cultural, mas expressa os costumes e tradição da sociedade amazonense. O resultado da análise coloca em evidência uma manifestação da cultura popular que foi incorporada à massificação industrial, mas ainda é uma forma de expressão popular.  Conclui-se, assim, que o Festival Folclórico não é um mero produto da Indústria Cultural, porque as relações simbólicas que se estabelecem fora da lógica de mercado revelam a resistência de um povo que se sente representado na festa que, mesmo sem a Indústria Cultural, não deixou de existir.


Palavras-chave


Festival Folclórico; Boi-bumbá; Indústria Cultural; Estudos Culturais.

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DOI: 10.3895/rde.v8n13.5083

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