Como superar barreiras na comunicação nas organizações
Resumo
Por meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável.
Palavras-chave
Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rde.v7n11.4078
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.