A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.

Patrícia Marcondes de Barros

Resumo


O presente artigo se constitui numa interface resultante da pesquisa de pós-doutorado em Educação que visa analisar quais são os desafios educacionais na formação de professores frente às novas gerações moduladas pela tecnologia, relacionadas à pós-modernidade. Trata-se de uma análise reflexiva acerca da imagem e suas reverberações no âmbito educacional na contemporaneidade.  Os jovens “pós-modernos” ou “nativos digitais” formam o que se denominou Juventude “Y” (geração do milênio ou geração digital) e “Z”, oriundos da sociedade imagética e de grande desenvolvimento tecnológico. Uma das questões que se impõe à educação para as gerações atuais é a do entendimento dessa cultura permeada de imagens que, como agentes simbólicos, nos fornecem subsídios para o entendimento dos novos valores contemporâneos, propiciando a partir disso, a ressignificação das práticas pedagógicas, indo além das fronteiras da educação formal.


Palavras-chave


: Juventude. Cibercultura. Educação Contemporânea. Imagens.

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DOI: 10.3895/rde.v6n9.3904

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