As inter-relações da identidade tripartida no cinema de Wolfgang Becker: Adeus, Lênin! (2003) em análise

Anderson Lopes da Silva, Raissa Silva Daguer

Resumo


Este trabalho pretende analisar como as inter-relações entre a identidade tripartida acontecem no filme alemão Adeus, Lênin! (2003). Tais identidades tripartidas dizem respeito aos aspectos identitários provenientes da cultura, da sociedade, da política, da memória e da história. Utilizando a metodologia de análise fílmica, intenta-se aqui compreender de que modo a linguagem e a gramática cinematográfica atuam para que estas ligações identitárias ocorram. Num resultado parcial de análise, observa-se que a presença da metalinguagem aliada à recorrência ao tema da Ostalgie (nostalgia do leste) são duas características que merecem destaque no engendramento destas inter-relações.


Palavras-chave


Identidade tripartida; metalinguagem; Ostalgie; cinema alemão

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v4n5.2153

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr