Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
Resumo
O presente artigo, elaborado a partir de uma dissertação, analisa os efeitos de sentido das propagandas inseridas nas edições de 2006 das revistas atrevida e Capricho, tendo como fundamentação teórica a semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e a sociossemiótica, articulada por Eric Landowski, sob o ponto de vista dos regimes de visibilidade e regimes de interação. A escolha das revistas atrevida e Capricho foi resultado de um percurso metodológico de pesquisa e se deu em três etapas. Sob os pressupostos teóricos e metodológicos da sociossemiótica, a dimensão escópica das propagandas também foi analisada, resultando na identificação das posições de comunicação delas, bem como as relações de interação, que trouxe como informação a percepção do valor, usos e credibilidade, instalados nas revistas e propagandas, para o universo das adolescentes. No encontro entre educação e comunicação, este artigo se propõe a ser um dos instrumentos de leitura para professores e comunicadores, para que possam estar atentos à interrelação entre questões educacionais, sociais e de consumo.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rde.v4n5.2147
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