A narrativa digital em videogames: os casos Alice: Madness Returns e Hollow Knight

Juliane Polo Terres, Marta Botelho Lira, Isabel Tomaselli Borba

Resumo


Este artigo tem como intuito discorrer sobre como alguns jogos de videogame se encaixam nas definições de Literatura Eletrônica, ou Digital, a partir de elementos narrativos característicos como leitura ergódica, lógica rizomática e autoria difusa. Para tal, os jogos Alice: Madness Returns e Hollow Knight são usados para a análise. Apesar de seus estilos quase opostos de jogabilidade, ambos possuem uma forte presença narrativa, na qual o desenrolar da história é um dos incentivos que move o jogador. Assim sendo, investigar estes jogos sob perspectivas narrativas como as da Literatura Digital é pertinente tanto aos próprios jogos, quanto aos estudos literários. Os primeiros se beneficiam com uma base teórica mais explorada, e os últimos se ampliam com a contribuição de mais um formato narrativo.


Palavras-chave


Literatura Digital; Leitura Ergódica; Leitura Rizomática; Jogos de Videogame; Alice: Madness Returns; Hollow Knight.

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DOI: 10.3895/rde.v15n26.19732

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