Estudo de caso de fake news relacionadas ao setor estatal de energia

Mariana de Mello Borges, Elza Aparecida de Oliveira Filha

Resumo


Este estudo examina o impacto das fake news no setor estatal de energia, tendo como objeto de estudo a empresa Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A. A pesquisa, fundamentada em uma revisão bibliográfica, analisa a disseminação e os efeitos das notícias falsas publicadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Foram selecionados dois casos específicos, veiculados em portais digitais com características sensacionalistas ou que mencionam dados econômicos, nos quais as fake news foram apresentadas de forma a aparentar veracidade. A análise indica que os conteúdos inverdadeiros são amplamente disseminados e frequentemente confundidos com informações reais, destacando a rápida propagação dessas notícias nas redes sociais em comparação com informações verificadas. Este artigo explora não apenas o impacto das fake news nas organizações, mas também a interação entre este fenômeno desinformativo, comunicação pública e comunicação organizacional.


Palavras-chave


Fake news;Organizações estatais;Educação midiática;

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DOI: 10.3895/rde.v15n25.18107

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