Mapeamento sobre letramentos na pesquisa em educação a partir dos anais da ANPEd-SUL (2016-2022)

Amanda Vieira, Gilmara Hanemann Gorges, Letícia Lungen, Schirley Silene Silva Gramkow, Rafael José Bona

Resumo


O artigo tem por objetivo mapear os trabalhos sobre letramentos apresentados nos anais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPEd-Sul) no período entre os anos de 2016 e 2022. A pesquisa caracteriza-se como uma análise documental e a abordagem é quanti-qualitativa. Para o corpus de análise foram selecionados 12 trabalhos completos do GT 7 - Alfabetização, Leitura e Escrita, no qual são analisados o gênero e a raça dos pesquisadores, a titulação, a instituição de ensino superior de origem e os autores mais citados. Todos esses estudos apresentados contribuem com seus diferentes contextos para discussões acadêmicas sobre os letramentos direcionados à educação. Os principais resultados encontrados foram a predominância de autoras mulheres e brancas; as citações mais presentes são de brancos, europeus/britânicos em sua maioria, e homens. E os mais diversos tipos de letramentos explorados nos trabalhos selecionados: literário, acadêmico, digital, inglês. 


Palavras-chave


Educação; Letramentos; Mapeamento.

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DOI: 10.3895/rde.v15n25.17173

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