Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada

Guilherme Ferreira de Oliveira, Fernanda Funayama Teodoro, Carolina dos Santos Uzeloto, Eleonora Ferreira Jorge, Suely Maciel

Resumo


A pandemia do coronavírus desestabilizou o modo de conviver e de trabalhar em diversos âmbitos, obrigando o mundo a procurar formas de adaptação a essa nova realidade. Nesse contexto, as organizações dos mais diversos setores da sociedade precisaram, por conta do isolamento social, migrar suas atividades para ambientes virtuais. O projeto Biblioteca Falada recorreu ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a formação de novos canais de comunicação interna, visando a manutenção do trabalho. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender, na experiência específica desta organização estudada, se e em que medida as atividades e os canais de comunicação adaptados para o contexto remoto possibilitam o funcionamento das atividades comunicativas e dos processos de produção, assim como o bom relacionamento com o público interno do projeto. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa para avaliação do uso dos canais estruturados durante a pandemia. Primeiramente, foram estudados materiais bibliográficos. Em seguida, realizou-se uma pesquisa documental no planejamento de comunicação interna da organização e aplicados questionários com questões sobre o uso dos canais propostos. Os resultados mostraram que existem especificidades para as estratégias de comunicação interna que devem ser pensadas respeitando as imposições do contexto pandêmico.

Palavras-chave


Comunicação Organizacional; Comunicação Interna; Trabalho Remoto; COVID-19

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DOI: 10.3895/rde.v14n24.15621

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