Cultura organizacional, gestão de pessoas e employee experience: estudo de caso da aquisição do grupo Netshoes

Marcelo Pereira da Silva, Giovanna Terci Osso

Resumo


As organizações contemporâneas aperfeiçoam seus negócios e ampliam seu espaço no mercado por meio de aquisições e fusões, tornando-se grandes players em diferentes setores da economia, como ocorreu com a Magazine Luiza, nosso objeto empírico de análise, que adquiriu, apenas em 2020, 21 empresas. Levando em conta que o processo de aquisição deve estar alinhado à gestão de pessoas e à comunicação interna, levamos a cabo um estudo de caso da compra da marca Netshoes pela Magazine Luíza, inferindo que embora as aquisições visem a expandir os empreendimentos e gerar progresso, precisam ter como horizonte o acolhimento dos profissionais, garantindo uma experiência positiva para todas as pessoas, contribuindo para a construção de uma marca cuja cultura e reputação se ancorem na integridade e no respeito, condição sine qua non para o êxito das organizações.


Palavras-chave


Comunicação interna; Gestão de pessoas; Magazine Luiza; Estudo de caso; Netshoes.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v13n21.15197

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr