Servicescapes em restaurantes: uma análise do comportamento inovador em pequenas empresas
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do comportamento inovador na criação e gestão de servicescapes em restaurantes brasileiros, franceses e marroquinos. A pesquisa é um estudo multicaso realizado em quatro restaurantes de cada país para contextualizar particularidades locais e um caso para aprofundamento da temática. Observou-se que a atenção do gestor a estímulos específicos do ambiente direciona seu foco para resolução de problemas e consequentemente para propor soluções inovadoras no ambiente de serviços e que o comportamento inovador do gestor é pouco influenciado por fatores culturais, mas dependente da flexibilidade cognitiva e da predisposição a assumir riscos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rde.v13n21.14255
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.