Análise semiológica da estética audiovisual publicitária do filme “Vanguards"

Isabela Rodrigues Neves, Elton Luiz Gonçalves

Resumo


Este artigo se propôs a identificar as características semiológicas comunicacionais objetivas da mensagem audiovisual enquanto sistema de signos presentes no filme publicitário “Vanguards” da marca Vans. A metodologia utilizada para cumprir tal objetivo está fundamentada na metodologia de investigação semiológica de Eco (1976). Primeiramente foi compreendido o audiovisual, como se dá a construção de uma narrativa que seja compreendida pelo receptor e qual a sua importância para a publicidade; em seguida, foi estudado os fundamentos da semiologia e os sistemas de códigos e subcódigos que intervém para definir uma mensagem audiovisual (ECO, 1976); posteriormente foi debatido o conceito de mensagem, e como a mensagem emitida é decodificada pelos seus receptores à vista de seu quadro de referência cultural; em seguida, foi compreendido o quadro de referência cultural e como um possível conhecimento limitado e/ou não compartilhado do receptor com emissor, pode afetar na interpretação da significação da mensagem. A pesquisa, enfim, interpretou os códigos e subcódigos segundo Eco (1976) que consideramos percebidos na construção da mensagem do filme publicitário "Vanguards" através da identificação, individualização dos códigos e subcódigos percebidos na produção do filme e o quadro referência cultural utilizado para emitir a mensagem desejada ao seu público consumidor.

Palavras-chave


: Estética audiovisual; Análise fílmica; Semiologia da Imagem; Vans; Mensagem audiovisual.

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DOI: 10.3895/rde.v13n21.13458

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