Entre vozes e silêncios: representações de um professor gay sobre sua sexualidade em sala de aula

Tiago Pellim

Resumo


A escola, assim como outras instituições sociais como a mídia, a família e a religião, atua na produção de discursos que sustentam normas e crenças e que, por sua vez, orientam o processo de criação das identidades sociais (incluindo o gênero e a sexualidade). Este trabalho tem como objetivo analisar as representações de um professor homossexual acerca da construção de sua sexualidade em sala de aula. Foram realizadas entrevistas com o professor participante que posteriormente passaram por uma análise temática que revelou três grandes unidades significativas, a saber: o dualismo “naturalidade” x “intencionalidade”; a preocupação com os/as alunos/as; e a ênfase no conteúdo curricular. Tal análise nos permite aprofundar a compreensão acerca dos sentidos que estão disponíveis na escola acerca das identidades de gênero e sexualidade, além de vislumbrar a produção de outros sentidos possíveis.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Identidades. Discurso. Gênero. Sexualidade.


Palavras-chave


Escola; Identidades; Discurso; Gênero; Sexualidade

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v12n39.9274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr