Entre vozes e silêncios: representações de um professor gay sobre sua sexualidade em sala de aula
Resumo
A escola, assim como outras instituições sociais como a mídia, a família e a religião, atua na produção de discursos que sustentam normas e crenças e que, por sua vez, orientam o processo de criação das identidades sociais (incluindo o gênero e a sexualidade). Este trabalho tem como objetivo analisar as representações de um professor homossexual acerca da construção de sua sexualidade em sala de aula. Foram realizadas entrevistas com o professor participante que posteriormente passaram por uma análise temática que revelou três grandes unidades significativas, a saber: o dualismo “naturalidade” x “intencionalidade”; a preocupação com os/as alunos/as; e a ênfase no conteúdo curricular. Tal análise nos permite aprofundar a compreensão acerca dos sentidos que estão disponíveis na escola acerca das identidades de gênero e sexualidade, além de vislumbrar a produção de outros sentidos possíveis.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Identidades. Discurso. Gênero. Sexualidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v12n39.9274
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.