Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandra Eliza Vieira Alencar, Violeta Maria de Siqueira Holanda

Resumo


Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste no aproveitamento das formações e revisões bibliográficas sobre o tema, realização de entrevistas com gestores/as da SAAD/UFSC, mapeamento de notícias sobre as ações afirmativas desta universidade e pesquisa de trabalhos científicos produzidos por estudantes ingressos/as por ações afirmativas. O artigo aborda de que forma essas políticas promovem diversidades em termos de presenças que afetam a estrutura universitária, permeada pelos efeitos da colonização proposta para essa região do país e visibiliza a necessidade de repensar a universidade em seu tripé constitutivo de ensino, pesquisa e extensão, através do princípio normativo de diversidades.


Palavras-chave


Política afirmativa;Educação;UFSC

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DOI: 10.3895/cgt.v12n39.9226

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