Gênero e esporte: quebrando estereótipos nas aulas de educação física
Resumo
Este artigo nasce dos processos de orientação de conclusão de curso de especialização
latu sensu em Gênero e Diversidade Sexual oferecido pela Universidade Federal do Paraná
(GDE-UFPR), e busca contribuir com os debates sobre educação física nas escolas, no
intuito de superar modelos tradicionais de corpo e movimento separado por sexo.
Partindo dessa preocupação, o objetivo é realizar uma análise dialógica do discurso (ADD)
a partir de uma materialidade composta por um painel confeccionado ao final de um
projeto de intervenção. Para efetuar esse estudo, foram utilizados como metodologia
ações pedagógicas dentro das aulas da disciplina de educação física, e os dados separados
e analisados a partir da Análise do Discurso, tendo como principais teóricos Bakhtin e o
Círculo. Os resultados desse trabalho apontam para a possibilidade de sensibilizar os/as
alunos/as e trabalhar questões de diversidade dentro da disciplina de educação física
escolar, uma abertura dos/das estudantes para desenvolver atividades que discutam
gênero e diversidade sexual na educação física para além de uma separação estanque
entre jogos de meninos e jogos de meninas. Observou-se também que a participação de
meninas em jogos e brincadeiras que eram socialmente tidas como masculinas e vice e
versa possuíam um limitador muito mais social que necessariamente físico ou biológico.
latu sensu em Gênero e Diversidade Sexual oferecido pela Universidade Federal do Paraná
(GDE-UFPR), e busca contribuir com os debates sobre educação física nas escolas, no
intuito de superar modelos tradicionais de corpo e movimento separado por sexo.
Partindo dessa preocupação, o objetivo é realizar uma análise dialógica do discurso (ADD)
a partir de uma materialidade composta por um painel confeccionado ao final de um
projeto de intervenção. Para efetuar esse estudo, foram utilizados como metodologia
ações pedagógicas dentro das aulas da disciplina de educação física, e os dados separados
e analisados a partir da Análise do Discurso, tendo como principais teóricos Bakhtin e o
Círculo. Os resultados desse trabalho apontam para a possibilidade de sensibilizar os/as
alunos/as e trabalhar questões de diversidade dentro da disciplina de educação física
escolar, uma abertura dos/das estudantes para desenvolver atividades que discutam
gênero e diversidade sexual na educação física para além de uma separação estanque
entre jogos de meninos e jogos de meninas. Observou-se também que a participação de
meninas em jogos e brincadeiras que eram socialmente tidas como masculinas e vice e
versa possuíam um limitador muito mais social que necessariamente físico ou biológico.
Palavras-chave
Educação física. Gênero. Educação. Bakhtin
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v10n35.7412
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.