Gênero e diversidade sexual no espaço escolar: temáticas que necessitam ser abordadas

Marilia Gomes de Carvalho, Lindamir Salete Casagrande

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um curso de capacitação que visou sensibilizar as/os profissionais da educação sobre a equidade de gênero e a diversidade sexual em uma pequena comunidade do litoral do Paraná (Matinhos). Foram realizadas diversas atividades que visavam atingir o objetivo do curso. O método participativo utilizado permitiu que as/os pesquisadoras/es trocassem conhecimentos sobre os temas planejados para o curso, buscando construir concepções de gênero mais igualitárias em suas comunidades locais. Com este método foi possível a produção conjunta de conhecimentos sobre os problemas que as profissionais da educação encontram em sua prática escolar, como consequência de preconceitos e discriminações de gênero. Acredita-se que o objetivo do curso foi alcançado e que os profissionais foram sensibilizados e poderão aplicar e multiplicar estes conhecimentos em seu cotidiano escolar.

Palavras-chave


Relações de gênero; Diversidade sexual; Educação; Ambiente escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v4n14.6172

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr