Gênero e diversidade sexual no espaço escolar: temáticas que necessitam ser abordadas
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um curso de capacitação que visou sensibilizar as/os profissionais da educação sobre a equidade de gênero e a diversidade sexual em uma pequena comunidade do litoral do Paraná (Matinhos). Foram realizadas diversas atividades que visavam atingir o objetivo do curso. O método participativo utilizado permitiu que as/os pesquisadoras/es trocassem conhecimentos sobre os temas planejados para o curso, buscando construir concepções de gênero mais igualitárias em suas comunidades locais. Com este método foi possível a produção conjunta de conhecimentos sobre os problemas que as profissionais da educação encontram em sua prática escolar, como consequência de preconceitos e discriminações de gênero. Acredita-se que o objetivo do curso foi alcançado e que os profissionais foram sensibilizados e poderão aplicar e multiplicar estes conhecimentos em seu cotidiano escolar.
Palavras-chave
Relações de gênero; Diversidade sexual; Educação; Ambiente escolar.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v4n14.6172
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.