"Isto é coisa para 'mulheres"': gênero e design no desenvolvimento de produtos para a sociedade

Maristela Mitsuko Ono, Marília Gomes de Carvalho

Resumo


A partir de estudos sobre a questão de gênero e estudos de caso, realizados no setor industrial de eletrodomésticos, este artigo discute a relação entre gênero e design, a partir da análise do desenvolvimento de produtos industrializados, com base em pesquisas e conceitos que focalizam o público feminino e exploram o estereótipo social de gênero do "isto é coisa para 'mulheres'". Salienta a necessidade de uma maior ênfase na abordagem da questão da pluralidade de gêneros na gestão do desenvolvimento de produtos industrializados, de modo que estes acompanhem a dinâmica das transformações sociais e contribuam para um desenvolvimento mais equilibrado das relações de gênero, que depende, dentre outros fatores, de uma participação cooperativa de pessoas de diferentes gêneros na execução das atividades do cotidiano na sociedade.

Palavras-chave


Design; Desenvolvimento de produto; Gênero; Sociedade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v1n2.6131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr