"Isto é coisa para 'mulheres"': gênero e design no desenvolvimento de produtos para a sociedade
Resumo
A partir de estudos sobre a questão de gênero e estudos de caso, realizados no setor industrial de eletrodomésticos, este artigo discute a relação entre gênero e design, a partir da análise do desenvolvimento de produtos industrializados, com base em pesquisas e conceitos que focalizam o público feminino e exploram o estereótipo social de gênero do "isto é coisa para 'mulheres'". Salienta a necessidade de uma maior ênfase na abordagem da questão da pluralidade de gêneros na gestão do desenvolvimento de produtos industrializados, de modo que estes acompanhem a dinâmica das transformações sociais e contribuam para um desenvolvimento mais equilibrado das relações de gênero, que depende, dentre outros fatores, de uma participação cooperativa de pessoas de diferentes gêneros na execução das atividades do cotidiano na sociedade.
Palavras-chave
Design; Desenvolvimento de produto; Gênero; Sociedade.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v1n2.6131
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.