Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA

Nadia Terezinha Covolan, Maria Lúcia Buher Machado

Resumo


Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e implantado em vários Institutos de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, a partir de 2007. Este programa tem como objetivo, além da formação pro ssional, a educação plena para o exercício da vida cidadã, de minorias sociológicas. Nesse contexto, argumentamos sobre as possibilidades e limites do PROEJA especialmente para as mulheres, porque estas somam as desigualdades de oportunidades para formação escolar e pro ssional com as assimetrias de poder nas relações de gênero, o que compromete o acesso mais equitativo a técnicas e tecnologias libertárias e aos bens socialmente construídos. Por m, re etimos sobre a vinculação das categorias com vistas ao desenvolvimento pessoal e o das comunidades envolvidas.

Palavras-chave


PROEJA; Ciência; Tecnologia; Gênero; Desenvolvimento.

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DOI: 10.3895/cgt.v8n31/32.6111

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