Identidades sexuais e de gênero: interfaces dos direitos humanos, educação e cidadania na ágora da diversidade

Josue Leite dos Santos, Djalma Thürler

Resumo


Este trabalho busca um diálogo entre educação, cidadania e os direitos humanos na constituição das diversas identidades sexuais e de gênero. Sob a égide dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, dos direitos fundamentais com Declaração Universal dos Direitos Humanos buscamos prevenir a violação e negação dos direitos da pessoa no âmbito escolar, no que tange a diversidade sexual e de gênero. Esperase que esse estudo promova reflexões acerca das normas regulatórias do sexo que sejam capazes de operacionalizar gênero, identidade de gênero e orientação sexual sob a égide diversidade e da diferença, bem como uma ação docente que faça cumprir o que estabelece o artigo 5º da Constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Palavras-chave


Educação; Direitos humanos; Diversidade sexual.

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DOI: 10.3895/cgt.v7n25/26.6097

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