Educação, direitos humanos e políticas afirmativas: acesso e permanência do estudante trans no ensino superior

Thiago Luiz Sartori

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar debates que versam sobre a inclusão de alunos trans no ensino superior por intermédio de políticas públicas afirmativas de acesso e permanência na universidade. A fundamentação teórica está alojada no campo investigativo das políticas afirmativas, especialmente no que se refere ao acesso e permanência de pessoas trans no contexto universitário. Isso, por sua vez, demanda a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas do saber humano, o que torna esta proposta interdisciplinar. De acordo com o estudo proposto, embora as questões de gênero e sexualidade tenham ganhado relevância nas políticas e legislações vinculadas tanto ao campo da educação quanto a outros campos, as pessoas transexuais ainda apresentam dificuldades para concluir o período da escolaridade obrigatória. Portanto, não basta propor reflexões e trabalhar conceitos nas escolas de ensino fundamental, é preciso investir na formação inicial e continuada de todo o corpo docente. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo foi a revisão bibliográfica, que se deu por intermédio de artigos científicos e publicações, consulta a livros didáticos, bibliotecas virtuais, bem como a legislação em vigor. Ao final, será apresentada uma breve conclusão.


Palavras-chave


Direitos Humanos. Ensino superior. Inclusão. Transexualidade.

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DOI: 10.3895/cgt.v15n46.14303

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