Percursos e percalços da docência masculina na educação infantil em Campo Grande-MS

Jennifer Iunka de Souza, Mykael Ferraz Domingos, Rafael Henrique Sappatera Braga, Arao Davi Oliveira

Resumo


Esta pesquisa parte de algumas inquietações sobre a docência masculina na educação infantil, como é o dia a dia desse docente? Existem resistências ao seu trabalho por ser homem? Traçamos como objetivo geral: analisar a docência masculina na educação infantil na Rede Municipal de Educação de Campo Grande – MS. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem documental bibliográfica e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores do sexo masculino que atuam ou atuaram na Educação Infantil dessa rede de ensino. Os dados coletados foram sistematizados e analisados com base nos pressupostos de Alencastro (2009), Ramos (2011), Ramos e Xavier (2012) e Silva (2014). Os resultados indicam que os professores precisaram de um longo tempo para conquistar a confiança dos pais e dos colegas de trabalho não para superarem todas as desconfianças, mas para estabelecer uma rotina respeitosa de trabalho e convívio extraclasse.


Palavras-chave


Educação Infantil; Docência Masculina; Feminização.

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DOI: 10.3895/cgt.v13n42.12183

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