Os núcleos de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade do IFRS: história, desafios e possibilidades

Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Leticia Schneider Ferreira

Resumo


O presente estudo propõe analisar a construção e as ações dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS. Pretende-se avaliar a importância destes Núcleos no ambiente escolar e observar seus impactos na comunidade acadêmica. Foi construído um aporte teórico baseado nos estudos de Beauvoir (1980), Butler (1990), Pedro (2005) e Scott (1990). O estudo de caso foi feito por meio da aplicação de questionários e de entrevistas com os coordenadores dos Núcleos. Através da pesquisa, constatou-se que os NEPGS estão ativos pela mobilização dos discentes e docentes comprometidos em lutar por um mundo no qual a aplicação dos direitos humanos seja uma regra. Evidenciou-se que os Núcleos atuam como espaços de incentivo ao respeito e à diversidade, mostrando-se efetivos na luta pela inclusão de todos e todas, tornando o ambiente escolar mais pacífico e humano.


Palavras-chave


Gênero; sexualidade; democracia; inclusão.

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DOI: 10.3895/cgt.v14n44.12110

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