Marilia Pinto de Carvalho fala aos Cadernos de Gênero e Tecnologia

Lindamir Salete Casagrande, Lucas Bueno de Freitas

Resumo


Chegou o momento de conversarmos com uma das maiores pesquisadoras na área de gênero e educação. Estamos falando de Marilia Pinto de Carvalho, pioneira neste campo de pesquisa e que desenvolve importante trabalho na busca por compreender como as questões de gênero interferem na escolarização e, consequentemente, no desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes brasileiras.

Seu trabalho é centrado nas escolas públicas de ensino fundamental, de modo especial, nas localizadas nas periferias. Os resultados de suas pesquisas e de suas/seus orientandas/os nos levam a refletir sobre a realidade vivenciada pelas meninas e meninos das periferias na busca de escolarização que pode levar a uma vida mais digna.

Em sua trajetória como professora da Universidade de São Paulo (USP), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, contribuiu e ainda contribui, na formação de muitas/os mestras/es e doutoras/es que atuam em instituições espalhadas pelo país, instituições nas quais podem disseminar o conhecimento construído nessa parceria.

Convidamos às/aos nossas/os leitoras/es a conhecer a história e forma de pensar desta brilhante mulher brasileira que faz a diferença por onde passa.


Palavras-chave


Educação; Relações de gênero; Ensino fundamental; Trajetória profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v13n42.11598

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr