Gênero e inclusão na leitura para todos e todas: histórias da/para comunidade com abordagens da tecnologia e do desenho universal para aprendizagem

Alessandra Lopes de Oliveira Castelini, Célia Maria Adão Oliveira Aguiar Sousa, Denise Regina Quaresma da Silva

Resumo


Este artigo objetiva discutir as possibilidades de abarcar questões de gênero e inclusão por meio de um projeto internacional de Leitura para Todos/Todas que decorre em Portugal e propõe livros em multiformatos e multissensoriais baseadas na mediação da Tecnologia e abordagens do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA. O estudo em questão culminou na criação e difusão de uma história da/para comunidade que foi ressignificada no trabalho coletivo intergeracional, enquanto artefato cultural e que impulsiona o papel dos educadores/docentes na desmistificação de temas da inclusão e sexismo naturalizados nas histórias infantis. A questão que motivou esse estudo foi analisar quais as potencialidades do livro em multiformatos/multissensoriais “Rainha das Rosas” para discussões de temas que abarcam os estudos de gênero, diversidade e inclusão. O estudo trata de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e apoia-se metodologicamente no estudo de caso etnográfico. Após a recolha dos dados optou-se pela triangulação para validação dos resultados. As reflexões descritas nesse artigo caracterizam-se como recorte de pesquisa das autoras e de processo doutoral, articuladas a um projeto de pesquisa internacional entre Brasil e Portugal com apoio financeiro da CAPES. A análise  evidenciou que  a obra oportuniza reflexões sobre as diferentes tecnologias em prol da comunicação e  inclusão, favorece a discussões de diversidade e gênero ao ressaltar o papel da mulher na sociedade e as formas sexistas, patriarcais e culturais evidenciadas nessa obra infantil,  bem como a viabilização de novas formas de ressignificar práticas de leitura, a ampliar o conhecimento das relações existentes entre inclusão e diversidade,  e que tensiona  o (re) pensar de forma crítica as criações/adaptações de obras literárias além de estimular o diálogo inter, trans e multidisciplinar.


Palavras-chave


Livros em Multiformatos/Multissensoriais; Tecnologias; Desenho Universal para Aprendizagem; Gênero; Inclusão.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v13n42.11469

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr