INDICADORES RELEVANTES PARA O SUCESSO DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO NAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICO-EXPLORATÓRIAS EM PME’S CATARINENSES

Inara Antunes Vieira Willerding, Emílio da Silva Neto Neto, Neri dos Santos, Édis Mafra Lapolli

Resumo


As pequenas e médias empresas brasileiras, inseridas num mercado altamente competitivo, enfrentando concorrentes de todos os portes e nacionalidades, precisam estar sempre atentas às características intrínsecas dos segmentos em que atuam, de forma a sustentar ou ampliar as suas vantagens competitivas [NORTH, DA SILVA NETO, DÁVILA CALLE, 2013]. Para isso, entre tantas outras competências, o empresário precisa agir com muita visão, velocidade, flexibilidade e percepção na gestão de seu capital intelectual, visando superar os desafios da nova sociedade conhecimento, caracterizada por mudanças rápidas e radicais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta algumas formas de interação social em pequenas e médias empresas que, por meio de estímulos, motivação e incentivos, potencializam o compartilhamento e a reutilização de conhecimentos tácitos, fazendo com que a maioria dos funcionários se sintam reconhecidos e úteis à empresa. Um estudo de caso foi realizado em 09 pequenas e médias indústrias de Jaraguá do Sul, no Estado de Santa Catarina, município de economia pujante e com uma das maiores taxas de sobrevivência de empresas no âmbito nacional, onde foi evidenciado indicadores relevantes para o sucesso do compartilhamento do conhecimento tácito em empresas deste porte.


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DOI: 10.3895/gi.v11n2.2413

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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