O uso da tecnologia EAD no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
Resumo
Esta pesquisa mostra os caminhos da Educação à Distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de Educação à Distância ás condições e limitações do aluno, muitos por não se adaptarem ao horário regular para estudar, ou pelas suas localizações, acabam ficando fora do alcance de universidades convencionais. Com a evolução tecnológica EAD se tornou uma ferramenta de ensino plenamente viável, tendo em vista que seu lastro de alcance é algo continental, e que permite à Instituição de Ensino expandir os cursos além das fronteiras, sem incorrer nas mesmas limitações de uma instituição convencional, que aplica o ensino apenas em seus limites físicos. O texto explora o método de ensino no contexto geral e ainda observa pormenores em uma unidade de ensino o Polo UAB Ibaiti PR, observados números e os dados estatísticos da unidade em questão, reafirmando os resultados práticos apresentados pelo local de pesquisa. Para avaliar o sistema EAD foi elaborado um questionário com sete questões, a fim de coletar dados sobre o nível de satisfação dos alunos com a estrutura tecnológica, tutoria, material pedagógico entre outros. O questionário foi aplicado por meio de email e via presencial no polo de Ibaiti, utilizando técnicas de pesquisa de campo, com sete questões avaliando a estrutura do polo EAD UAB de Ibaiti.
Palavras-chave
Texto completo:
XMLDOI: 10.3895/recit.v8.n17.7395
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.