Impactos do câncer de mama na autoestima e na qualidade de vida de mulheres em tratamento oncológico

Alinny Cristiny de Araújo Peres, Lucas dos Santos Galaverna, Nayara Cunha da Silva, Gian Fonseca do Rozário, Anna Cláudia Yokohama Anjos, Silvana Gonçalves Cardoso, Eliane Maria de Carvalho

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a evolução da qualidade de vida (QV) e da autoestima de mulheres submetidas à cirurgia oncológica mamária em tratamento fisioterapêutico.

MÉTODOS: Estudo longitudinal quantitativo que analisou a condição socioeconômica por um questionário sociodemográfico; autoestima pela Escala de Autoestima de Rosenberg; e, QV pelos questionários EORTC QLQ-C30/QLQ BR-23 de mulheres submetidas à cirurgia oncológica mamária antes e após quatro meses de tratamento fisioterapêutico. As análises descritivas foram calculadas por média e desvio padrão, e a normalidade dos dados verificada pelo método de Kolmogorov-Smirnov.

RESULTADOS: A amostra foi composta por 15 mulheres com média de idade de 57 anos, submetidas à cirurgia conservadora e radical, tratadas com quimioterapia, radioterapia e/ou hormonioterapia, e com tempo médio entre diagnóstico e cirurgia de 6,4 meses. Das facetas avaliadas pelos questionários de QV, após 4 meses de tratamento fisioterapêutico, houve aumento na fadiga (p=0,041), constipação (p=0,040) e função sexual (p=0,049), ao passo que a autoestima não apresentou diferença relevante (p=0,319). Quanto às correlações existentes, as principais foram entre autoestima e fadiga (p=0,008; r=-0,881) e tempo de diagnóstico e cirurgia (p=0,033; r=-0,792).

CONCLUSÕES: Mulheres em acompanhamento pós-cirurgia oncológica mamária apresentaram melhora na QV quanto aos domínios fadiga, constipação, função global e função sexual, ao passo que houve piora nos domínios de perspectivas de futuro e dificuldade financeira. Contudo, a autoestima não sofreu alterações após 4 meses, possuindo forte correlação com domínios da QV e tempo entre diagnóstico e cirurgia, sugerindo necessidade da abordagem multidisciplinar e ágil no câncer de mama.


Palavras-chave


Autoimagem; qualidade de vida; neoplasia de mama; fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13758

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr