Os pilares das metodologias de ensino: aspectos teórico-práticos do fazer docente no ensino de Ciências
Resumo
Trata-se de um ensaio teórico que busca sistematizar e compreender quais são os pilares que sustentam as metodologias de ensino, isto é, seu aspecto teórico, que corresponde às concepções epistemológicas, sociais, políticas e psicopedagógicas e seu aspecto operacional, que se concretiza a partir de métodos e estratégias de ensino, adotados pelos professores. Argumenta-se em favor da importância de um planejamento bem elaborado, consciente das escolhas feitas, entendido como um momento propício para refletir sobre a própria prática docente. Defende-se, ainda, a compreensão de que a metodologia de ensino também é postura profissional, pois ao ser sustentada por dois pilares (teórico e operacional), deixam explícitas as concepções dos professores, no momento em que é adotada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16823
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.