Nível de conhecimento sobre o diabetes: aliando o ensino de Estatística à tomada de consciência e prevenção dessa doença na Educação Básica
Resumo
O avanço da obesidade e do diabetes no mundo vem preocupando as autoridades sanitárias. As projeções para 2030 e 2045 da quantidade de pessoas com a doença são alarmantes e estima-se que não haverá insulina suficiente para seu tratamento. O Brasil é o terceiro país que mais gasta com o tratamento do Diabetes. Além de ser uma doença silenciosa, ela também é um fator de risco para outras doenças. Ainda, observa-se o avanço da obesidade em estudantes na Educação Básica, com hábitos sedentários e alimentares ricos em açúcar e carboidratos. Essa combinação acende o alerta para o risco do Diabetes entre os mais jovens. Nesse contexto, vê-se a escola como um espaço interessante para a tomada de consciência da gravidade dessas doenças e com potencial de propiciar aos estudantes serem multiplicadores de sua prevenção. Fundamentados na teoria do ciclo de aprendizagem experiencial, traduzimos e adaptamos uma escala sobre o nível de conhecimento do Diabetes para ser trabalhada com professores e estudantes da Educação Básica. Participaram da pesquisa 46 pessoas, sendo oito delas professores da Educação Básica que estavam cursando uma disciplina sobre ensino de Estatística em nível de Mestrado em uma IES pública brasileira. Os dados foram analisados e depois os cursistas desenvolveram uma intervenção de ensino na escola. A análise dos resultados realizada junto aos mestrandos mostrou que a escala ajuda a mapear o nível de conhecimento e possui potencial para seu uso no ensino de Estatística na Educação Básica utilizando dados coletados pelos próprios estudantes.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v7n1.16816
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