Objetos Educacionais para o ensino de Física: o uso de simulador para o ensino de lançamento oblíquo e horizontal

Eder Miranda, Hercilia Pereira Carvalho, Shalimar Calegari Zanatta

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados da aplicação de duas sequências didáticas. Uma elaborada nos pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa, TAS e uso de simulador. Outra utilizando livros didáticos, ambas enfatizando os conceitos da cinemática sobre lançamento Oblíquo e Horizontal. O simulador virtual utilizado está disponível, gratuitamente no Physics Educacional Technology (PhET). O público alvo foi aluno de duas turmas do primeiro ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Paraná. Os resultados mostram que a utilização da TAS para direcionar as metodologias didático pedagógicas é eficaz para promover a aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Simulador; Cinemática; Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr