Experimentação em tempos pandêmicos: uma prática de caráter investigativo do PIBID

Nicole Pereira Martins de Lima, Elaine da Silva Ramos

Resumo


Este trabalho discorre sobre o planejamento e aplicação de uma experimentação em vídeo de caráter investigativo sobre os conceitos de acidez e basicidade, desenvolvida no período pandêmico em uma escola da cidade de Dourados-MS. Neste sentido, esse manuscrito possui como objetivos a socialização de um dos trabalhos produzidos pelo PIBID Química, além de analisar a potencialidade do uso da experimentação de caráter investigativo associada à utilização das múltiplas representações no processo de ensino. Para tal, analisou-se duas representações confeccionadas pelos discentes de Ensino Médio em resposta à atividade utilizando-se da transposição didática dos conceitos de boa compreensão, má compreensão e não compreensão, associando-os ao referencial da multimodalidade representacional. A partir desta análise, percebeu-se a dificuldade em desenvolver uma prática experimental investigativa de forma remota, asseverando a respeito da importância da interação em sala de aula e da valorização do aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. Ademais, notou-se ainda que o emprego das múltiplas representações, neste caso o experimento e as figuras, pode potencializar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, uma vez que apresenta-se como uma ferramenta de múltiplas exposições de um mesmo conceito.

Palavras-chave


Formação; representação; ensino.

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16716

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