O olhar dos docentes acerca da promoção da formação continuada no espaço escolar para o ensino de Ciências: qual seria a temática de maior relevância para a prática pedagógica?
Resumo
Este trabalho parte de uma pesquisa mais ampla que visa propor um curso de formação continuada ao docente em exercício nas escolas públicas do Rio de Janeiro, com foco nas metodologias ativas e tecnologias educacionais no ensino de Ciências, tem o propósito de identificar, se a oferta de um curso de formação continuada seria relevante para a melhoria e otimização da prática pedagógica no espaço escolar, já que é o lócus de atuação do professor, como também identificar qual temática seria de maior interesse do professor ao fazer o curso de formação, caso tenha interesse. Para isto, como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário destinado aos docentes do ensino fundamental utilizando o aplicativo google forms. A entrevista foi realizada na primeira quinzena de agosto de 2022. Os participantes foram os professores do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. A entrevista foi compartilhada nos grupos de whatsapp dos docentes no período de 01 à 15 de agosto de 2022 contando com a participação de 36 professores. A maioria dos professores entervistados (97,2%), sinalizou sobre a importância da oferta da formação continuada no espaço escolar. Os temas apontados de maior interesse a serem abordados no curso foram: educação inclusiva e tecnologias educacionais. Assim, chamamos a atenção para que se pense em formações continuadas a serem ofertadas no espaço de atuação do professor e que as mesmas sejam condizentes com a realidade tanto do docente quanto do aluno e que sobretudo possam contribuir fortemente para que o docente esteja sempre atualizado
Palavras-chave
Formação docente; Processo ensino-aprendizagem; Ensino de Ciência
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16706
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.