Percepções de estudantes em relação a potencialidades e dificuldades no uso de memes como recurso didático analógico no ensino de Química

Daniel Vitor Mariano Bonfim, Marcelo Maia Cirino, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Memes são materiais textuais que se desenvolveram a partir das tecnologias digitais de informação e comunicação, compostos por aspectos verbais e visuais, utilizando imagens de consumo para construir novas narrativas ou ressignificar outras. Os memes podem ser utilizados como recurso didático no ensino de Ciências, favorecendo o uso de tecnologias e permitindo o desenvolvimento do raciocínio analógico. Diante disso, o presente artigo possui como objetivo apresentar as potencialidades e dificuldades que estudantes do Ensino Médio apresentaram ao analisar um meme relacionado à Química. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir de inspirações nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Como categorias a priori foram selecionadas quatro potencialidades e dificuldades do uso de analogias no ensino de Ciências. Com base nos dados foi possível inferir que os estudantes desenvolveram um raciocínio analógico por meio do meme, ocorrendo, em alguns casos, a transferência de aspectos do meme para o conteúdo químico e a percepção de concepções alternativas.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Tecnologias digitais; Ensino Médio

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16704

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