A identidade da marca Granado sob o Prisma de Kapferer

Beatriz De Mattia Cúnico, Diego Piovesan Medeiros

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar, nos principais pontos de contato, quais são os elementos de identidade de marca que contribuem para que a Granado mantenha uma essência vintage após 150 anos de história. A partir dessa identificação, o Prisma de Kapferer será preenchido com os atributos comuns percebidos nesse espaço de tempo. Para chegar à conclusão dos objetivos propostos, serão abordados conceitos acerca do que significa marca por meio de autores como Aaker (1998), Kotler (1991) e Wheeler (2019). Por fim, o Prisma de Identidade de Kapferer é utilizado com seus aspectos de abrangência e também sua relevância. A análise é realizada sob dois períodos e pontos de contato específicos, posteriormente, será possível entender quais pontos de contato foram selecionados e a janela de tempo escolhida para a análise, bem como os objetivos de fazer esta escolha. A partir de uma pesquisa básica e de abordagem qualitativa realizada por meio do estudo dos pontos de contato mais relevantes para sua comunicação, buscou-se reconhecer os componentes que agem para que a identificação de uma essência vintage, desenhada no início de sua história, esteja presente nos tempos atuais da comunicação da Granado, reforçando sua identidade de marca.


Palavras-chave


Identidade de marca; ponto de contato; Granado;

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DOI: 10.3895/rde.v13n22.13464

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